Logística Door To Door

Door To Door - Visão Geral

A operação door to door é um processo logístico em que uma empresa (Agente de Cargas) fica responsável pelo trâmite de uma mercadoria — desde a coleta no fornecedor até a entrega ao comprador. Como o nome sugere, o trânsito é realizado de porta a porta entre as duas partes.

A logística door to door é indicada para empresas que precisam de apoio para o transporte de cargas.

Dessa forma, a solução passa pela contratação de uma empresa especializada (Agente de Cargas), que possui experiência nessas operações e que, portanto, conseguirá efetuar a transação de maneira ágil a um custo bem menor, utilizando-se da Logística aduaneira Integrada

Quais são as vantagens em utilizar a operação door to door?

A empresa que introduz o sistema door to door para transação de mercadoria consegue usufruir de diversos benefícios, como:

  • Redução de custos e de tempo nas transações;
  • Aumento do poder de barganha — devido à concentração de volumes comercializados pela operadora logística;
  • Fluxo de informações em um sistema integrado;
  • Menos burocracia;
  • Menos riscos da mercadoria ficar parada por causa da inobservância de regras e leis;
  • Assessoria completa de empresa especializada do início ao fim da jornada.

A logística door to door, portanto, possibilita que uma empresa terceirize todo o processo de coleta e entrega de mercadorias.

A operação porta a porta se torna, assim, o caminho mais seguro e com o melhor custo-benefício para maximizando o uso operacional, minimizando custos.

  • Redução de Custos
  • Poder de barganha
  • Fluxo de informações
  • Menos burocracia
  • Oil & Gas

O serviço Door to Door é recomendado

Para empresas que desejam uma maneira fácil de cuidar da logística de transporte de sua carga (seja do lado do embarcador ou do comprador).

Para isso, elas procuram uma transportadora/agente de carga que possui estrutura para se responsabilizar por todo o processo, de ponta a ponta. A empresa contratada, por sua vez, irá elaborar um planejamento de acordo com as expectativas e necessidades do embarcador ou comprador contratante.

Após feito esse planejamento, é hora de colocá-lo em prática. O serviço Door to Door inicia quando a transportadora/agente faz a coleta da sua carga em seu ponto de partida, seja ele uma fábrica, armazém ou outro local definido pelo embarcador. Ela então irá checar se está tudo ok com a integridade da mercadoria a ser transportada e a documentação referente a ela.

A partir daí o transporte será iniciado e a empresa contratada deverá levar essa carga até o comprador, respeitando a rota, modal de transporte e prazo previamente estipulados. Durante esse percurso o embarcador e comprador poderão monitorar o status da carga através de um código de rastreio.

Uma vez que a carga chega até o comprador, a transportadora/agente faz uma vistoria para, mais uma vez, verificar a integridade da carga. Lembrando sempre que, caso ocorra algum problema com a sua mercadoria durante o trajeto, esta estará protegida pelo seguro de carga que geralmente está incluso no serviço.

Benefícios do Door to Door

Além de poupar tempo e dinheiro do contratante, que não vai precisar terceirizar serviços com mais de uma empresa ao longo do transporte de sua carga, outra grande vantagem do serviço Door to Door é a otimização do processo como um todo.

Isto é, considerando que a mesma transportadora/agente ficará encarregado de todo o percurso de sua carga, será mais fácil de integrar cada fase do processo e assegurar que não haja nenhum problema ou falha de comunicação durante o mesmo. Além disso, o transporte Door to Door também oferece mais agilidade ao embarcador e comprador, devido ao fato de que a carga não precisará passar nas mãos de mais de uma empresa, o que evitará burocracias e permitirá que ela chegue mais rapidamente ao seu destino final.

O que está incluso no serviço Door to Door?

Nos casos de importação ou exportação, o serviço Door to Door envolve uma enorme complexidade logística, incluindo: tráfego nacional, etc. Ele pode ser utilizado em remessas tanto nos conceitos FTL (cargas tipo lotação) como em LTL (cargas consolidadas/fracionadas).

No entanto, para assegurar que o seu transporte Door to Door ocorra de maneira tranquila e sem estresse, é muito importante que a empresa contratada seja de confiança, como a Maxitrans, que tem anos de experiência nesse tipo de serviço.